Transformação x Mudança: Qual é a diferença?

Transformação x Mudança: Qual é a diferença?

Entender essas diferenças é uma necessidade absoluta se sua equipe está tentando avançar na eficiência e metas, seja com mudanças ou transformações.

Neste artigo, abordaremos como é possível estabelecer parâmetros quando alinhados à estratégia da equipe.

Bom, no mundo dos negócios, certos conceitos tendem a se misturar – embora a compreensão de suas diferenças leve a resultados bem-sucedidos.

E assim, temos dois desses conceitos: transformação e mudança.

Qual é a diferença entre transformação x mudança?

Mudança e transformação podem parecer a mesma coisa. Na verdade, embora não haja discussão de que os dois conceitos estejam relacionados, existem diferenças importantes entre eles.

Assim, essas diferenças costumam ser esquecidas ou mal compreendidas, levando a desafios organizacionais ou fracasso total. Por exemplo, de acordo com dados da McKinsey, 80% dos programas de transformação corporativa costumam falhar!

Desta forma, entender essas diferenças é uma necessidade absoluta se sua equipe está tentando avançar, seja pela transformação x mudança.

Porém, quais são, exatamente, essas diferenças entre transformação x mudança? Como cada uma afeta a empresa e a equipe? E como você pode se adaptar para garantir que continuará avançando com sucesso – esteja sua equipe procurando fazer pequenas mudanças ou transformar totalmente a forma da empresa?

No entanto, antes que você possa entender as diferenças entre transformação x mudança, você precisa entender o que, exatamente, cada uma é.

Mudança

Também conhecida como gerenciamento de mudança, refere-se à implementação de uma iniciativa ou conjunto de iniciativas conectadas. Assim, é quando se faz uma mudança clara e mensurável sobre como um aspecto específico das funções dos negócios.

Desta forma, as iniciativas de mudança são claras e bem definidas; elas se concentram na alteração de políticas, procedimentos e processos para atingir um objetivo específico.

Por exemplo, digamos que sua empresa deseja melhorar o processo em relação ao gerenciamento de reclamações de clientes. Para isso, apresenta um novo software de gerenciamento de clientes que permite que se aborde as preocupações dos clientes de maneira mais oportuna. Assim, esse tipo de alteração cairia sob o guarda-chuva da “mudança”.

Transformação

A transformação, por outro lado, é um conceito mais amplo. Se a mudança significa mudar algo específico dentro da empresa, a transformação significa mudar a empresa em si.

Portanto, é um processo de reinventar a forma como a empresa toda faz negócios. Logo, é fazer o que for necessário para garantir que a reinvenção permeie tudo o que a empresa faz.

Por exemplo, se a introdução de um novo software de gerenciamento de clientes for considerada uma mudança, uma transformação completa envolveria uma mudança mais abrangente no sentido de se tornar uma empresa mais centrada no cliente.

Assim, tal esforço incluiria uma variedade de iniciativas destinadas a promover essa transformação em toda a empresa, como por exemplo:

  • expandir a equipe de atendimento ao cliente;
  • investir em treinamento para liderança e funcionários sobre como encorajar interações mais positivas com o cliente;
  • executar grupos de foco para aprender mais sobre a base de clientes;
  • alterando as ofertas de produtos da empresa para atender melhor às necessidades dos clientes.

Desta forma, a transformação tem mais a ver com mudar o DNA da empresa – e fazer uma mudança para um modelo de negócios totalmente novo e diferente.

Resultado?

A mudança é concreta e definida – enquanto a transformação é mais vagamente definida e abrangente.

Além disso, enquanto a mudança procura deslocar funções específicas dentro da empresa, a transformação visa mudar a empresa.

O impacto da transformação x mudança

Tanto a mudança quanto a transformação podem impactar profundamente uma empresa. Porém, a maneira como afetam a empresa e a equipe geralmente é diferente.

Quando uma empresa avança com uma estratégia de gerenciamento de mudanças, elas serão fáceis de identificar à medida que acontecem. Por exemplo, se a empresa deseja alterar um processo interno – e lançar um novo software para iniciar essa mudança – ficará claro para os funcionários afetados que a mudança foi implementada – uma vez que usarão o software mais recente.

No entanto, as mudanças associadas à transformação podem ser mais difíceis de definir. Usando o exemplo mencionado anteriormente, se sua empresa está procurando se transformar em uma organização mais centrada no cliente, haverá muitas partes móveis para facilitar a mudança – algumas estratégicas, outras táticas.

Assim, os funcionários podem não estar cientes de tudo que está acontecendo enquanto está acontecendo; não até que a transformação esteja em andamento (ou, em alguns casos, completa) que o impacto real é compreendido.

Dicas para ter sucesso durante a transformação x mudança

Esteja sua empresa passando por um conjunto de mudanças bem definidas – ou no meio de uma transformação organizacional completa – existem etapas que você pode realizar para ter sucesso, que incluem:

Seja flexível.

Esteja sua empresa passando por uma mudança claramente definida ou por uma transformação mais ampla, as coisas serão diferentes. Aliás, se você tentar se manter do jeito que as coisas são ou foram, você terá dificuldades. Em vez disso, seja flexível, aberto e disposto a se adaptar.

Aproveite as oportunidades de treinamento.

Conforme as coisas mudam, haverá muito a aprender. Portanto, se sua empresa oferece qualquer oportunidade de treinamento ou educação relacionada a qualquer mudança ou transformação, aproveite-as. Assim, aprender sobre como as coisas estão mudando o deixará mais bem equipado para lidar com essas mudanças – e o preparará para o sucesso no futuro.

Pergunte sempre.

Se você não tem certeza do que a mudança x transformação da sua empresa significa para você, seu trabalho e sua experiência profissional, converse com seu gerente. Desta forma, eles podem fornecer uma visão sobre como quaisquer mudanças ou iniciativas de transformação afetarão seu dia a dia, colocando você em uma posição de sucesso à medida que essas iniciativas entram em vigor.

>>> Portanto, navegue melhor pelas mudanças em sua empresa – estejam elas sob o guarda-chuva da mudança ou da transformação.

Como vimos, transformação x mudança são dois conceitos frequentemente usados ​​como sinônimos. Porém, existem diferenças aparentes e significativas entre os dois pelas quais destacamos.

E agora que você entende as diferenças entre transformação e mudança, está armado com as informações de que precisa para entender melhor as mudanças que podem acontecer em sua equipe?

Mesmo se elas forem relacionadas à transformação ou à mudança – agora está melhor preparado para navegar pelas duas!

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *