Se você tem tido dificuldades em aumentar o tráfego do seu site, reduzir o número de alterações de posts, obter mais leads, e adquirir mais clientes, é possível que seu bouce rate (ou taxa de rejeição) esteja alta demais.
Em outras palavras, visitantes e clientes que visitam seu perfil saem antes mesmo de te dar uma chance de convertê-los.
De acordo com a Hubspot, quando você se depara com uma alta taxa de rejeição percebida pelo Analytics, é um sinal de que seu posicionamento e sua estratégia de marketing de conteúdo precisam de uma reformulação urgente.
Assim, reduzir o bounce rate ajuda a impulsionar sua taxa de conversão e evita você ficar alterando constantemente seus posts. Quando você entende a arquitetura da conversão, é possível desenvolver uma estratégia clara de conteúdo que irá crescer o seu negócio.
Desta forma, vamos te mostrar 5 dicas de como fazer para aumentar a taxa de conversão, construir um perfil de sucesso que gera tráfego de busca de forma consistente e reduzir o número de alterações de posts.
O que é bounce rate?
Quando você está trabalhando duro para aumentar a performance de busca do seu perfil, uma das coisas que você deveria fazer é reduzir a taxa de rejeição.
Em outras palavras, alta taxa de rejeição é um sintoma que alguma coisa anda errada com sua estratégia – você não está atraindo as pessoas certas para suas postagens.
Quando um usuário visita seu perfil e não curte, comenta ou não abre seus stories, não o segue, entre outras coisas, isso é rejeição. Sua taxa de rejeição é o percentual de todos os usuários que entram e saem do mesmo perfil, sem fazer interações.
5 Dicas de como reduzir as alterações nos posts
Vamos primeiro pela parte mais importante:
1. Planeje organize seu conteúdo
Se você não tem um cronograma organizado como uma agenda, será difícil obter bons resultados nas redes sociais. Portanto, a primeira dica para evitar fazer alterações em posts já criados é antes organizar e planejar a sua produção de conteúdo com antecedência, seja de uma semana ou da quinzena, se possível. Assim, você poderá ter bem definidos os objetivos, metas, uma produção de design e de conteúdo mais tranquila, para evitar “consertos” futuros.
Caso você não consiga programar-se por questão de tempo, pensa em investir essa tarefa em um profissional.
Outra coisa: não invente ou utilize hashtags de qualquer forma. Para ter um bom alcance, o que muitos acabam não entendendo, é que abusar do recurso pode ser danoso e não o contrário. Por essas práticas, é possível que seu perfil seja vista como uma fonte de spam.
Assim, procure e consulte em sites especializados os tipos de hashtags funcionais. Resultado: a rede social verá que o seu conteúdo é pode ser algo irrelevante.
Lembrete: use até 15 hashtags no seu post.
2. Produza conteúdos de qualidade
Evite replicar conteúdos alheios. Se for o caso, informe sempre os devidos créditos. Saiba que é crime por denúncia, a não autorização em redes sociais, e você pode correr o risco de terminar sendo penalizado ou até perder a sua conta.
Além disso, ao produzir o socialpost, com antecedência, leia e releia o conteúdo, afim de que não precise modificar a legenda logo em seguida, após a postagem.
Lembre-se: para ter engajamentos esperados em seus posts, não tenha a prática de alterar a legenda, já que isso, como veremos a seguir, alertará a rede social de que seu conteúdo não é de qualidade e servirá para poucos alcances. Portanto, veja se tudo está ok, correção ortográfica, uso de hashtags corretas, quantidade de texto (volumetria), fotos ideais, uso de emoticons e créditos.
3. Foto com boa qualidade
Sabemos que redes sociais e outros apps acabam reduzindo a qualidade de imagens e vídeos. Portanto, veja a melhor forma de compartilhar sem que passe pelo processo de diminuição da resolução.
É sempre importante ter imagens e vídeos de alta qualidade, pois estamos falando de redes sociais que são movidas pelo fator estético. Por exemplo, o Instagram é uma rede altamente visual, e ter vídeos e fotos em baixa qualidade, é como ter um cartão de visita ruim e a “imagem” do perfil fica prejudicada. Assim, dá a impressão de que você não se preocupa com a organização, qualidade e estética do que quer passar como mensagem.
Se for fazer um carrossel de imagens, veja a ordem certa de cada uma, para evitar ficar alterando, caso tenha passado desapercebido.
4. Não seja clichê
Busque sempre o ineditismo em suas postagens. Não ter objetivos claros para sua mensagem significa que você não está conversando bem com o seu público alvo.
Portanto, produza um bom conteúdo, que seja informativo, trazendo algo a mais. Evite longos textos ou quase nenhuma legenda. Trabalhe com a coerência na postagem. Sempre escreva aquilo que tenha conexão com a imagem ou vídeo postado. Se caso usar texto na imagem, dê continuidade explicando mais sobre o que você quer dizer.
Diversifique seu Feed, postando não somente um tipo de imagem (foto ou iconografia). Isso para fazer com que o algoritmo compreenda que a sua conta não se trata somente de um tipo de publicação apenas.
5. Cuidado com a quantidade de postagens
Evite publicar mais de um post, em seguida do outro. Isso é prato cheio para o algoritmo deixar um post com alcance razoável e os outros, inertes. E ter baixo alcance é motivo para deixar seu perfil e engajamento na escuridão.
Portanto, defina e escolha os melhores horários e dias para suas postagens, mantendo um fluxo constante, mas regular, e não irregular. Tudo isso é calculado pela rede social, para que mais pessoas possam usufruir de suas publicações, de forma qualitativa e não quantitativa.
Aliás, se desejar postar mais de uma vez, use o recurso do carrossel.
Faça também publicações em horários diferentes para testar seu público e ver se a estratégia é válida ou não. Assim, você identifica qual é o melhor momento para alcançar seu público. Estas informações você consegue obter através do Analytics, onde poderá ver a segmentação de público-alvo, melhores dias e horários, etc.
Shadowban: o bloqueio fantasma
“Shadowban” significa “bloqueio fantasma” nas redes sociais, e quer dizer qualquer ação de bloqueio por parte de uma rede social, dificultando obviamente, a performance de seu perfil por conta disso.
Porém, o Shadowban só ocorre no momento em que um perfil é penalizado, mas você fica sem saber disso! Na verdade, a sua conta permanece aberta e funcionando, porém, seus posts apenas vão ser visibilizados para quem já segue o perfil. Portanto, nem adianta muito impulsionar e nem usar hashtags para atrair novos perfis, porque esse alcance não será visto.
Mas o que ocasiona o Shadowban?
- comércio de seguidores ou curtidas;
- ferramentas de bots para interação;
- uso exagerado de hashtags que são irrelevantes;
- todas as más práticas vistas anteriormente
Assim, administrar uma conta pode não parecer algo tão simples como se pensava. No entanto, seguindo estas 5 dicas de como evitar alterar seus posts depois de publicados, irá dar maior eficiência ao seu trabalho.